domingo, 18 de outubro de 2009

contentores contra a cidade

A questão dos contentores de Alcântara, onde a oposição se pode unir para travar anteriores decisões do Governo, poderá criar uma das primeiras coligações da nova Assembleia. Também a avaliação dos professores e a lei que obriga à instalação de chips nos veículos automóvel, poderão estar em risco de suspensão.
No caso dos contentores, que os “cidadãos por Lisboa levantaram recentemente, o líder parlamentar do CDS recorda que os democratas-cristãos foram "os primeiros a fazer um pedido de aprovação parlamentar contra a adjudicação do contrato sem concurso público", que o CDS não mudou de ideias e que “será uma questão de timing até voltar a colocar o assunto na agenda parlamentar”.
De igual modo, mas por ser considerado mais prioritário, o Bloco de Esquerda já está a ultimar uma proposta de revogação. O BE considera o contrato "escandaloso" e por isso "está a estudar uma iniciativa política" em proposta que “não está já preparada apenas porque os trabalhos só agora começaram". O CDS e o BE para terem sucesso na intenção de revogar o contrato, necessitam dos deputados do PSD que, em Novembro de 2008, apresentaram um projecto de resolução com vista à "cessão de vigência" do projecto de lei que prolonga, por 27 anos e sem concurso público, a concessão do terminal de Alcântara à Liscont da Mota-Engil. Acredito que quer o BE, quer o CDS/PP irão levar para a frente as suas propostas. Duvido que o PSD, que a toda força quer o Bloco Central para manter os seus quadros-barões nas gestões das empresas públicas e para-públicas, com eles se coligue e faça anular um dos mais graves atentados ambientais que está a ser cometido na cidade de Lisboa. A desculpa que o PSD irá utilizar será a elevada indemnização a pagar á Mota-Engil. Que se pague e que, por tal, se responsabilizem os autores… O vídeo que o Expresso on-line publicou é a demonstração cabal do “crime” que está a ser praticado.
(foto do DN)